Neste blogue fazemos uma descrição fotográfica de elementos da Fauna da Serra da Boa Viagem, do Cabo Mondego, das Dunas de Mira, Gândara e Gafanhas e da Foz do Rio Mondego. Também queremos documentar quais as espécies que se encontram acidentalmente mortas devido a actividades ou intervenção humana. Visitem uma das regiões mais importantes da Biodiversidade e Geologia de Portugal!

Associação "Trilhos d'Esplendor" - contactos: +351967460855
trilhos.esplendor@gmail.com

Pesquisar neste blogue

Listas de espécies e Chaves de Identificação

Fauna da Serra da Boa Viagem - "Folha de Cálculo" - > 5000 Taxa, Fotografias e Chaves

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Baleias-anã (Balaenoptera acutorostrata) na Praia da Costinha

Baleias-anã ( Balaenoptera ?acutorostrata ) encontradas mortas na Praia da Costinha

Foram encontradas no mês de Agosto de 2011 dois cadáveres de baleias-anã ( Baleanoptera ?acutorostrata  ou Baleanoptera ?bonaerensis ) na Praia da Costinha entre a Praia de Quiaios (Município da Figueira da Foz) e a Praia da Tocha (Município de Cantanhede). Em princípio os cadáveres pertencem à espécie Balaenoptera acutirostris , a baleia-anã do Hemisfério Norte, mas migração de Balaenoptera bonaeensis , da baleia-anã do Hemisfério Sul, para o Árctico e hibridização ocasional entre as duas espécies de baleias-anã está confirmado.

        Quem encontrou os cadáveres das baleias na praia foi o Sr. Adelino Domingues de Quiaios e a sua família. A filha, Fatima Domingues, teve a gentileza de deixar as fotos das baleias ao cuidado da Associação Trilhos de Esplendor. Agradecemos então em nome da Associação Trilhos de Esplendor à família Domingues e publicamos aqui as fotos como documentação deste achado valioso das baleias - que provavelmente foram mortas (afogadas) em redes de arrasto. Segundo o CRAMQ (Doutor Sé Vingada) as baleias tinham sinais de cabos de rede, mas inquéritos pela CRAMQ apenas deram por resultado que provavelmente não foram pescadores portugueses que apanharam as baleias, uma vez que o tipo de pesca por arrasto é proibido em águas nacionais portuguesas.

 

A seguinte informação sobre a baleia-anã ( Balaenoptera bonaerensis ) foi tirada da Wikipédia:

A baleia-minke-antártica  ( Balaenoptera bonaerensis ) é um mamífero   cetáceo  da família dos balenopterídeos .

Também conhecidas por baleia-anã , ou como finbeque  na região dos Açores, a baleia-minke-antártica é uma das menores espécies de baleias  do mundo.

Índice

  1. 1 Classificação
  2. 2 Distribuição geográfica
  3. 3 Aparências
  4. 4 Reprodução
  5. 5 Dieta
  6. 6 Status de conservação
  7. 7 Hábitos

Classificação

Existem dois tipos de baleias-minke no Hemisfério Sul que diferem de acordo com a cor padrão, caracteres morfométricos e coloração das barbatanas: a forma anã de menor tamanho, com mancha branca e a forma usual de maior tamanho e sem a mancha branca.

Distribuição geográfica

São encontradas em águas tropicais, temperadas e frias de todos os oceanos, tanto em áreas costeiras como em oceânicas. Ocasionalmente, pode penetrar em baías e estuários em águas de pouca profundidade. No verão, alimenta-se próximo dos pólos, no inverno migra para regiões mais quentes para se reproduzir e criar seus filhotes. Em algumas regiões, são conhecidas populações residentes durante todo o ano, que realizam apenas pequenos deslocamentos. No Brasil , são vistas em toda costa.

Aparências

Suas principais características, corpo afilado, esguio e hidrodinâmico. É a menor baleia existente dentro da ordem dos Misticetos . Sua coloração é preta ou cinza-escura no dorso, na região da barriga a coloração é branca. Em alguns indivíduos podem ocorrer manchas brancas em ambas as nadadeiras peitorais que são pequenas e pontudas. Alguns adultos apresentam marcas claras no corpo, acima das nadadeiras peitorais, em forma de parêntesis. A nadadeira dorsal é alta e falcada e localiza-se atrás do meio do dorso. Apresenta de 50 a 70 pregas ventrais, que não chegam a se estender atrás do umbigo. A cabeça é estreita e pontiaguda, com apenas uma quilha central. Possui de 105 a 415 pares de barbatanas que medem cerca de 30cm e são de coloração branco-amarelada, cinza-escura ou preta. O borrifo é indefinido ou pouco definido em forma de coluna e atinge cerca de 2m de altura.

Reprodução

Sua maturidade é atingida entre 7 e 8 anos. Sua gestação dura aproximadamente 10 meses. Com a amamentação durando de 4 a 6 meses. O filhote ao nascer pode pesar até 300Kg e medir 3m. O intervalo médio entre as crias é de 2 anos.

Dieta

Alimentam-se de krill , pequenos peixes que forma cardumes e lulas. Geralmente são encontradas sozinhas, em duplas ou em pequenos grupos. Grandes concentrações podem ocorrer nas áreas de alimentação. Ocasionalmente é vista na companhia de outras baleias e golfinhos. Nada rapidamente, quando salta fora da água, em geral, mergulha de cabeça sem provocar muito barulho. Raramente expõe a nadadeira caudal quando mergulha. Aproxima-se de embarcações. As vocalizações incluem pulsos de baixa freqüência, estalos e cliques ultra-sônicos.

Status de conservação

Apesar da moratória da caça de baleias ter sido decretada em 1986, proibindo a caça comercial de baleias no mundo. Atualmente a caça é realizada pelo Japão , Islândia  e Noruega . Se não forem atrapalhadas pela caça podem viver pelo menos, 47 anos.

Hábitos

Costumam viver em pequenos grupos e, por vezes, são avistadas sozinhas.

Sem comentários:

Submitir informação sobre uma espécie de animal

Seguidores